Se você não morou embaixo da pedra do Patrick Estrela nos últimos anos, já deve ao menos ter ouvido falar em SNK ou AOT. Mas a minha intenção agora é convencer quem não assistiu ainda a parar o que estiver vendo no momento e acompanhar esse anime incrível, antes que os spoilers atrapalhem sua experiência:
1- O anime relativamente curto e sem fillers: Até o presente momento foram lançados 75 episódios, divididos em três temporada e meia. A segunda parte da quarta (e última) temporada está prevista para 2022. A obra tem um ritmo extremamente envolvente, e você não vai conseguir parar de assistir. Não existe enrolação em nenhum episódio, é “Eita!” atrás de “Eita!”.
2- Construção minuciosa: Cada temporada apresenta uma nova e mais complexa camada, mas sem deixar pontos em aberto. É um anime que deve ser apreciando momento a momento, porque tudo fará algum sentido em algum ponto. No primeiro episódio você vive uma sucessão de “WTF???”, você não sabe nada sobre contexto histórico, geográfico ou cultural. E cada detalhe vai sendo explicado passo a passo.
3- Misto de sensações: O anime constrói atmosferas de terror, angústia, orgulho, pertencimento, tristeza e revolta. Se você gosta de animes que mexem com seus afetos, SNK é uma escolha e tanto! Isso se dá pelo desenvolvimento dos personagens, seus laços e determinações. A trilha sonora é um espetáculo à parte, especialmente a abertura da segunda temporada – Uiii, me arrepiei só de lembrar! – que leva os expectadores a entregar seus corações!
4- Dimensão política: Se você gosta produções que abordam problemas do ponto de vista macro, SNK é um prato cheio! O anime desenvolve uma história muito interessante sobre poder e influência disso na história e na cultura de um povo. Abordam também problemáticas socioeconômicas, levantando aspectos de vulnerabilidade de uns (população em geral) em detrimento da proteção física e ideológica de outros (líderes do governo). Além disso apresentam também a maneira como a religião pode ser uma ferramenta de manutenção cultural e poder histórico. O anime traz importantes críticas ao saber-poder e como isso opera em uma sociedade.
5- A comunidade de fãs: Parte da experiência proporcionada por um bom anime é o pós anime. A fanbase de SNK é bem engajada nos fóruns e redes sociais, trazendo sempre ótimas discussões filosóficas acerca da narrativa, fanarts e memes. Isso sem falar em teorias bem interessantes. Devido sua complexidade, o anime levanta questões éticas profundas que geram debates acalorados entre os expectadores. Além disso os memes são ótimo (mesmo os mórbidos).
Extra¹:
Levi Ackerman: Um metro e sessenta de “PQP, que cara foda! *-* ”.
Extra²: O anime é tão bom, mas tão bom que quando entrou em hiato a colunista aqui ficou tão louca que não conseguiu escrever absolutamente nada sobre. 😀
Perdão pelo vacilo e não desistam de mim. :3
Total de 1,056 visualizações